terça-feira, 23 de outubro de 2012

Psitacídeos

Psitacídeos



É nesta família que encontramos as Araras, Papagaios, Catatuas, Aratingas, Pionites, Eclectus, Forpus, Agapornis, Calopsitas, Periquitos, Roselas entre outros. No mundo, as espécies encontram-se distribuídas pela área tropical do globo terrestre (neotropical, afrotropical, oriental e australiano) e irradiam-se para as áreas sub-tropicais e frias.
Os psitacídeos são algumas das aves mais inteligentes e que possuem o cérebro mais desenvolvido. Quando criadas à mão, facilmente se tornam mansos e excelentes animais de estimação para toda a família. Têm a capacidade de imitar com grande exactidão todos os tipos de sons, incluindo palavras. O seu longo período de vida é igualmente digno de nota, por exemplo: as espécies de grande porte atingem entre os 60 a 80 anos de idade. Em consequência de todas as suas características estas aves tornaram-se aves de cativeiro, bastante populares em parques e jardins zoológicos, este facto que veio colocar muitas espécies em perigo de extinção. Esta família é constituída por 80 géneros (divisão dentro da família), onde são distribuídas 360 espécies de psitacídeos. Estudos realizados recentemente mostram que 71 dessas espécies estão criticamente muito próximas da extinção, e outras 36 ameaçadas poderão vir a extinguir-se se não forem tomadas medidas rigorosas.
As principais características destas espécies é possuir uma cabeça larga e robusta onde se apoia um bico forte, alto e curvo especializado para quebrar e descascar sementes. Para ajudar na manipulação dessas sementes possuem uma musculatura na mandíbula e na língua muito desenvolvida. Os seus pés curtos, mas muito articuláveis, que além de sustentarem o corpo dos animais, auxiliam na manipulação dos alimentos que consomem. Tanto os machos como as fêmeas possuem lindas plumagens com cores exuberantes, conferindo-lhes uma beleza inigualável. Usualmente os sexos são muito parecidos.
A grande maioria dos papagaios é muito sociável e vivem em bandos ao longo de todo o ano ou, pelo menos, após a reprodução.


Arara Vermelha



Papagaio



Cacatua


Aratingas


Pionites



Écletus



Forpus


Agapornis


Calopsita



Periquito


Rosela

Nenhum comentário:

Postar um comentário